Água do mar potável - BioMania
O melhor portal biológico da internet!

Tópicos

Inovações tecnológicas que o meio ambiente agradece

Água do mar potável


Maria Telkes, em 1920, com apenas 20 anos, inventou um sistema de destilação solar que pode tornar potável a água do mar. O sistema planejava colocar água salgada em um recipiente especial coberto com uma lâmina de vidro transparente, que deveria ser exposta ao sol, para que os raios solares pudessem transportar sua própria água purificada.

Um estudante italiano formado, Gabriele Diamanti, também patenteou um sistema semelhante chamada dessalinização solar. Este dispositivo pode gerar cerca de 5 litros de água doce por dia. O sistema se chama Eliodomestico e se assemelha a uma cafeteira moka de cabeça para baixo, onde a parte superior é preenchida com água salgada, que evapora com a energia solar e é empurrada para o fundo do forno por meio de um capacitor para depois ser coletada com uma placa que é extraído do fundo. Várias famílias, especialmente para países com problemas, podem ter acesso a água potável onde antes não era possível.

Finale, a Universidade de Delf, na Holanda, teve sucesso em uma intenção semelhante. Tudo é baseado na tecnologia de moinhos de vento, na prática coletam água do mar e exercem uma pressão de 60 bar liberando sal, tornando a água potável.

Talvez um dia, no mundo, não haja mais problemas com a água potável.



Copyright © 1999 - 2021 - Development by Dolci Tecnologia. Todos os direitos reservados