Zona Costeira e Marinha - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Zona Costeira e Marinha


  Meio Ambiente

O Bioma Costeiro é formado por vários ecossistemas existentes na costa brasileira. Com 8.500 km de extensão, ele se estende ao longo do litoral do país.

Composto por manguezais, restingas, dunas, praias, ilhas, costões rochosos, baías, brejos, recifes de corais, entre outros, ele possui diferentes características. Em cada um desses ecossistemas predominam, solo, relevo, clima, fauna e flora distintos.

Algumas regiões da costa brasileira apresentam, segundo o IBGE, características mais marcantes. O litoral amazônico possui grandes manguezais, dunas e praias. Aí há uma grande variedade de crustáceos, peixes e aves. O litoral do nordeste possui recifes, dunas, manguezais, restingas e matas. O litoral do sudeste, com várias baías e pequenas enseadas, possui recifes e especialmente a mata de restinga. O litoral sul, por sua vez, possui muitos manguezais e é especialmente rico em aves.

Dentre esses ecossistemas, os manguezais apresentam-se como um dos mais importantes, estando presentes em 30% da costa brasileira. Situados nas regiões entre mares, os manguezais são formados por árvores extremamente adaptadas à sobrevivência em superfície iodosa e com água salgada. Eles são muito procurados por animais marinhos, pois são utilizados para procriação e crescimento de várias espécies. Os mangues servem também de rota migratória de aves e de alimentos de peixes. Além disso, colaboram para o enriquecimento das águas marinhas com sais, nutrientes e matéria orgânica.

Os ecossistemas do bioma Costeiro possuem uma grande variedade biológica. Peixes, moluscos, crustáceos, garças, colhereiros, lontras, insetos, caranguejos, camarões, ouriços, corujas e pererecas são algumas das espécies animais presentes no bioma. As algas azuis, verdes, vermelhas e pardas, as orquídeas, bromélias e samambaias são exemplos de sua flora.


Veja também: