Zircão - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Zircão


  Bioquímica

Por ser refratário à alteração química e resistente ao desgaste mecânico, o zircão pode ser encontrado, com outros minerais de mesmo comportamento, nas areias das praias.

Zircão, ou silicato de zircônio (ZrSiO4), é um mineral acessório das rochas magmáticas, especialmente as dos grupos que têm feldspatos do tipo ácido. Também ocorre em rochas metamórficas e, com muita freqüência, em depósitos detríticos. É encontrado em areias de praias em várias partes do mundo, particularmente na Austrália, na Índia, no Brasil e na Flórida (Estados Unidos).

O alto índice de refração e dispersão do zircão torna seu brilho muito semelhante ao do diamante. Pode ser incolor, amarelado, acinzentado, verde-amarelado, amarelo-acastanhado e castanho-avermelhado. As variedades amarela, alaranjada e vermelha denominam-se jacinto, e os zircões incolores ou esfumaçados do Sri Lanka são chamados de jargão. Os zircões naturais de cor acastanhada, sobretudo os do Sri Lanka e da Indochina, quando aquecidos entre 800 e 1.000o C, tornam-se azuis, vermelhos ou amarelo-dourados.

Entre as variedades de zircão se incluem a malaconita, que é o zircão alterado; a cirtolita, que contém urânio, ítrio e outros elementos raros; e a naegita, que é o zircão com ítrio, nióbio, tântalo, tório e óxidos de urânio. Variedades preciosas ocorrem em cascalhos de rios e depósitos detríticos, particularmente na Indochina e no Sri Lanka, mas também em Myanmar, na Austrália e na Nova Zelândia. O zircão é um componente importante do sienito do sul da Noruega e se encontra sob a forma de grandes cristais em Québec, no Canadá.

No Brasil, o zircão ocorre em concentrações apreciáveis junto às areias monazíticas-ilmeníticas do litoral da Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Também ocorre nas rochas alcalinas de Jacupiranga SP e nas massas de caldasita existentes em filões e aluviões do planalto de Poços de Caldas MG.


Veja também: