Xaréu - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Xaréu


  Taxonomia

Encontrado no oceano Atlântico, do Massachusetts até o Rio de Janeiro, e também no Pacífico, o xaréu constitui objeto de pesca tradicional e intensa na Bahia. É espécie migradora, que segue para o norte a fim de desovar, entre novembro e janeiro, e retorna depois para o sul.

Xaréu (Caranx hippos) é um  peixe da família dos carangídeos, a mesma do xarelete, do chicharro e do peixe-galo. Atinge mais de um metro de comprimento total e pesa até 25kg. Azulado no dorso e amarelado no abdome, apresenta manchas no opérculo e na base das nadadeiras peitorais. Alimenta-se de peixes pequenos (sardinhas, manjubas, palombetas) e crustáceos (camarões). Recebe no Brasil vários outros nomes, como cabeçudo ou carimbamba, na Bahia; guaracema ou papa-terra, no Ceará; e xaréu-roncador ou xaréu-vaqueiro, em Pernambuco.

À mesma família e ao mesmo gênero pertence o xaréu-preto (C. lugubris), de 78cm de comprimento total e até cerca de seis quilos de peso, espécie marinha comum na ilha de Fernando de Noronha, litoral de Pernambuco, e no atol das Rocas.


Veja também: