Woody Allen - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Woody Allen


  Biografias

O ambiente judaico e pequeno-burguês dos Estados Unidos é o pano de fundo sobre o qual desenrolam-se os filmes de Woody Allen, um dos mais criativos cineastas americanos.

Allen Stewart Konigsberg, mais conhecido como Woody Allen, nasceu em Nova York em 1°de dezembro de 1935. Inicialmente voltado para o teatro, começou escrevendo para outros comediantes. Passou, em seguida, a fazer espetáculos próprios em clubes noturnos e, por fim, partiu para a realização de peças. Foi nos filmes, porém, que consagrou seu nome.

Diretor, roteirista e ator, Allen integra uma das mais recentes tendências da comédia cinematográfica, marcada por feroz agressividade com relação à moderna organização social. Sua obra caracteriza-se por uma paradoxal mescla de comédia e filosofia, capaz de justapor trivialidades a questões sérias.
Play it Again, Sam (1969; Sonhos de um sedutor), paródia de Casablanca, ainda tem um estilo fragmentado, que lembra o sketch de clube noturno, mas a seriedade subjacente ao humorismo superficial ficou patente em Annie Hall (1971; Noivo neurótico, noiva nervosa), descrição de uma relação romântica urbana; o filme ganhou quatro Oscars. Seguiram-se Manhattan (1979), Stardust Memories (1980; Memórias), Zelig (1983), Broadway Danny Rose (1984), The Purple Rose of Cairo (1986; A rosa púrpura do Cairo) e Radio Days (1987; A era do rádio). Outros filmes, marcados pela influência de Ingmar Bergman, tiveram menos êxito: Interiors (1978; Interiores), September (1988; Setembro) e Husbands and Wives (1992; Maridos e esposas).


Veja também: