Wolfgang Pauli - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Wolfgang Pauli


  Biografias
Representante da chamada escola de Copenhague, Pauli realizou pesquisas que levaram à descoberta do neutrino e à teoria quântica dos campos.
Wolfgang Pauli nasceu em Viena em 25 de abril de 1900. Doutor pela Universidade de Munique em 1921, foi nomeado professor da Universidade de Hamburgo em 1923. Propôs, no ano seguinte, que um quarto número quântico, com os valores +1/2 ou -1/2, era necessário para especificar os estados de energia do elétron. Verificou-se mais tarde que os dois valores representam as duas direções possíveis para o spin dos férmions. Em 1925 expôs seu princípio de exclusão, segundo o qual, num átomo, dois elétrons não podem ter a mesma energia. Deriva desse princípio a interpretação da valência e da impenetrabilidade da matéria.
Professor do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique a partir de 1928, transformou-o num grande centro de pesquisa. Ante a iminência da segunda guerra mundial, emigrou para os Estados Unidos, onde lecionou nas universidades de Princeton, Michigan e Purdue. Em 1945, recebeu o Prêmio Nobel de física e no ano seguinte, naturalizou-se americano. Voltou posteriormente para Zurique, onde morreu em 15 de dezembro de 1958.
o

Veja também: