Wladimir Peter Köppen - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Wladimir Peter Köppen


  Biografias

Precursor da ciência meteorológica moderna, Köppen distinguiu-se pelo mapeamento que efetuou das regiões climáticas do mundo. Suas descobertas influenciaram profundamente os rumos das ciências da atmosfera.
Wladimir Peter Köppen nasceu na cidade russa de São Petersburgo, em 25 de setembro de 1846. Era neto de um dos médicos alemães levados à Rússia pela imperatriz Catarina a Grande, com a finalidade de melhorar as condições sanitárias da nação. Seu pai, Peter von Köppen, viveu na corte de Alexandre II e obteve os mais importantes títulos científicos da Rússia. Durante a adolescência, Köppen viveu numa península da Criméia, junto ao mar Negro, onde se impressionou com a riqueza das plantas e as variedades climáticas da região, em comparação com os bosques escuros de sua cidade natal. Esse contraste levou-o a se interessar pela influência do clima na paisagem e na geografia.
Em 1864, iniciou estudos de botânica na Universidade de São Petersburgo, que concluiu na cidade alemã de Heidelberg. Em 1874 tornou-se diretor de telegrafia meteorológica, disciplina dedicada à detecção de temporais e à meteorologia marinha, no Observatório Naval de Hamburgo. Seu mapa climatológico, que abrangia desde o círculo polar até as latitudes tropicais, representou um progresso para a meteorologia da época e foi aperfeiçoado em 1900, quando Köppen expôs um sistema matemático de classificação climática que durante décadas orientou as técnicas meteorológicas.
Em 1924 mudou-se para Graz, na Áustria, e em colaboração com Rudolf Geiger redigiu seu famoso Handbuch der Klimatologie (1927; Manual de climatologia), publicado em cinco volumes. Köppen morreu em Graz, em 22 de junho de 1940.

Veja também: