William Thomson Kelvin - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

William Thomson Kelvin


  Biografias
Por seu prestígio e pela importância de suas descobertas, o barão Kelvin foi uma das figuras-chave de uma notável geração de cientistas britânicos que deram imensa contribuição para o avanço da física durante o século XIX.
William Thomson, futuro barão Kelvin, nasceu em 26 de junho de 1824 em Belfast, Irlanda do Norte. Órfão de mãe muito cedo, foi educado pelo pai e viveu na cidade escocesa de Glasgow, em cuja universidade o pai foi professor de matemática e o jovem Thomson iniciou, em 1834, seus estudos universitários. Graduado em 1845 pela Universidade de Cambridge, após um período em Paris, foi convidado, em 1846, a ocupar a cadeira de filosofia natural na Universidade de Glasgow, onde permaneceu até o fim da carreira.
Seus principais trabalhos científicos tratam dos fenômenos de transformação da energia. A partir dos descobrimentos sobre a natureza do calor, realizados separadamente por Jean-Baptiste-Joseph Fourier e James Joule, Thomson construiu uma teoria unitária dos fenômenos associados às trocas energéticas entre diversos componentes dos sistemas físicos. Elaborou, assim, a segunda lei da termodinâmica, segundo a qual a entropia (grandeza que determina o grau de desordem molecular) tende a aumentar em qualquer sistema isolado (no qual não se verifica troca de matéria ou energia com o meio externo). Criou também uma escala absoluta de temperatura em que 0o Celsius corresponde a 273,1 Kelvin.
Suas contribuições para a teoria dinâmica do calor e a brilhante exposição matemática que fez sobre os fenômenos eletromagnéticos -- e que inspirou, anos depois, as importantes equações propostas por James Clerk Maxwell -- colocaram-no em posição destacada entre os grandes cientistas de sua época, com os quais manteve memoráveis controvérsias, apesar de seu caráter retraído e pouco dado a discussões.
Artífice da construção dos cabos submarinos de telecomunicação, que tanto contribuíram para manter o império britânico, Thomson foi recompensado pela rainha Vitória com títulos e terras. Nomeado barão Kelvin de Largs aos 68 anos, morreu em 17 de dezembro de 1907, em sua propriedade de Netherhall, em Ayrshire, na Escócia.

Veja também: