William Stanley Jevons - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

William Stanley Jevons


  Biografias
A principal formulação do economista William Jevons é a teoria da utilidade marginal, que imprimiu novo rumo ao pensamento econômico britânico, especialmente no que se refere à questão da determinação do valor.
William Stanley Jevons nasceu em Liverpool, Inglaterra, em 1º de setembro de 1835. Estudou lógica e economia no University College de Londres e, já conhecido pela originalidade de suas teorias, publicou A Serious Fall in the Value of Gold (1863; Grave depreciação do valor do ouro), em que estuda o aumento de preços após a descoberta de ouro na Califórnia e na Austrália e esboça a teoria dos números-índices.
Em 1865 Jevons lançou The Coal Question (A questão do carvão), vigorosa advertência sobre a gradativa exaustão das reservas carboníferas da Inglaterra, na qual prevê a futura liderança industrial dos Estados Unidos. Sua obra capital é Theory of Political Economy (1871; Teoria da economia política), em que expõe de forma definitiva a teoria da utilidade marginal, desenvolvida paralelamente por Karl Menger em Viena e Léon Walras na Suíça. Baseia-se no princípio da saturabilidade das necessidades, segundo o qual as necessidades humanas admitem uma saturação gradual: à medida que aumenta a quantidade dos bens, a satisfação que eles proporcionam diminui.
Jevons deixou inacabados um ensaio sobre religião e ciência, um estudo sobre a filosofia de John Stuart Mill e a obra Principles of Economy (Princípios de economia). Outros escritos foram reunidos no livro póstumo Investigations on Currency and Finance (1884; Pesquisas sobre moeda e finanças), em que examina o problema das flutuações econômicas. William Jevons morreu em 13 de agosto de 1882 em Bexhill, Inglaterra.

Veja também: