William Rowan Hamilton - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

William Rowan Hamilton


  Biografias
Entre as contribuições de Sir William Rowan Hamilton para a ciência destacam-se a teoria dos quaterniões, fundamental nos cálculos algébricos modernos, e o estudo da refração cônica.
Hamilton nasceu em Dublin, Irlanda, em 3 ou 4 de agosto de 1805. Muito precoce, aos 14 anos já dominava o grego, o latim, o hebraico, o aramaico e o persa. Estudou no Trinity College de Dublin, do qual se tornou professor de astronomia em 1827. No mesmo ano, publicou Theory of the Systems of Rays (Teoria dos sistemas de raios), em que expôs descobertas brilhantes sobre óptica, em particular o fenômeno de refração ou absorção parcial da luz pela matéria. Em 1835, publicou um artigo em que conseguia unificar as equações e conceitos da óptica e da dinâmica, ciência que estuda as causas do movimento dos corpos. Empregou para isso um método matemático bastante utilizado, um século mais tarde, com o surgimento da física quântica.
No campo da álgebra, desenvolveu importantes análises sobre a natureza dos números complexos, que resultam da obtenção da raiz quadrada de -1. Em sua obra The Elements of Quaternions (1866; Os elementos dos quaterniões), publicada postumamente, lançou as bases do cálculo vetorial, importante na física teórica posterior. Hamilton morreu em Dublin, Irlanda, em 2 de setembro de 1865.

Veja também: