William Harvey - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

William Harvey


  Biografias
As descobertas de Harvey sobre o coração e a circulação do sangue revolucionaram a medicina, que só a partir delas adquiriu fundamento científico.
William Harvey nasceu a 1º de abril de 1578, na cidade inglesa de Folkestone, Kent. Estudou medicina em Cambridge e graduou-se em Pádua, cuja universidade  era a mais avançada da época. De volta à Inglaterra, tornou-se membro do Real Colégio de Médicos. Foi médico de Jaime I e de Carlos I, de quem tornou-se amigo. Suas idéias inovadoras provocaram muita polêmica, mas, paradoxalmente, o apego excessivo às idéias de Aristóteles levou-o a praticar uma medicina antiquada.
Suas pesquisas sobre as funções do coração e da circulação do sangue fundaram-se nos estudos e conclusões de Cláudio Galeno, grande fisiologista da antiguidade. Aproveitou também as descobertas do médico espanhol Miguel Servet, que no século XVI descrevera a circulação pulmonar e o retorno do sangue ao ventrículo esquerdo. Com base em seus conhecimentos de anatomia e fisiologia, desprezou a hipótese corrente de que as artérias continham uma mistura de sangue e ar e propôs o caráter cíclico da circulação sangüínea. Em seu livro Exercitatio anatomica de motu cordis et sanguinis in animalibus (1628; Estudos anatômicos dos movimentos do coração e do sangue dos animais) mostrou que o coração funciona como uma bomba.
As descobertas de Harvey que revolucionaram a medicina foram as seguintes: (1) é a contração cardíaca, e não a dilatação, que coincide com o pulso; (2) são os ventrículos que, como bolsas musculares, lançam o sangue na aorta e na artéria pulmonar; (3) as ondas do pulso são determinadas pelo sangue que flui das artérias; (4) o sangue das artérias e das veias é o mesmo; (5) o sangue parte do coração, e não do fígado, percorre um ciclo circulatório completo e volta ao coração.
Em 1636, acompanhou como médico a embaixada que Carlos I enviou ao imperador Fernando I do Sacro Império Romano-Germânico e defendeu suas teorias perante médicos alemães. Em 1642, durante a guerra civil inglesa, tomou o partido de Carlos I, e caiu em desgraça quando o rei foi derrotado. Mesmo assim, publicou um novo livro, Exercitationes de generatione animalium (1651; Estudos da geração animal) que não teve tanta repercussão quanto o anterior. Essa obra contém  a famosa conclusão de que todo ser vivo provém de um ovo (omne vivum ex ovo), confirmada em 1827, quando K. E. von Baer descobriu o ovo dos mamíferos. Velho e doente, Harvey morreu a 3 de junho de 1657, em Roehampton, Inglaterra.

Veja também: