Wilhelm Ostwald - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Wilhelm Ostwald


  Biografias

Fundador da físico-química, o alemão Wilhelm Ostwald criou um conjunto de métodos e princípios teóricos responsáveis pelo surgimento desse novo ramo das ciências experimentais. Suas pesquisas renderam-lhe o Prêmio Nobel de química em 1909.

Friedrich Wilhelm Ostwald nasceu em 2 de setembro de 1853 em Riga, Letônia, no então império russo. Em 1878 doutorou-se pela Universidade de Dorpat (mais tarde Tartu), onde lecionou até 1887. Nesse ano transferiu-se para a Universidade de Leipzig. Ensinou física até 1906, quando passou a se dedicar exclusivamente a pesquisas químicas e históricas.
De suas principais contribuições para a ciência, destacam-se os trabalhos sobre eletrólise e a definição precisa da catálise, processo induzido por substâncias que modificam a velocidade de certas reações químicas sem nelas intervir. Outra grande contribuição de Ostwald foi o método para produzir ácido nítrico a partir do amoníaco, patenteado em 1902 e de grande importância para a indústria.

Ostwald escreveu vários tratados sobre sua especialidade e fundou em 1887 a Zeitschrift für Physikalische Chemie (Revista de Físico-Química). Foi um dos últimos cientistas a contestar a teoria atômica (embora não negasse sua utilidade), sob a alegação de que não havia provas da existência dos átomos. Dedicou seus últimos anos ao estudo dos aspectos filosóficos da ciência. Ostwald morreu perto de Leipzig, Alemanha, em 4 de abril de 1932.



Veja também:




Copyright © 1999 - 2022 - Development by Dolci Tecnologia. Todos os direitos reservados