Wilhelm Conrad Röntgen - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Wilhelm Conrad Röntgen


  Biografias

Ganhador do primeiro Prêmio Nobel de física, em 1901, Wilhelm Röntgen descobriu os raios X e renovou os conceitos básicos da ciência e das técnicas médicas.

Wilhelm Conrad Röntgen, ou Roentgen, nasceu na localidade prussiana de Lennep, em 27 de março de 1845. Iniciou os estudos nos Países Baixos e completou-os na Suíça, em Zurique. Entre 1876 e 1900, lecionou física nas universidades de Estrasburgo, Giessen e Würzburg. Em 1900, foi nomeado professor da Universidade de Munique, cargo que manteve até 1920.

Em 1895, ao realizar experimentos sobre a condutividade elétrica dos gases, Röntgen observou fluorescência numa tela de platinocianeto de bário. Interpretou tal fato como resultado de uma radiação desconhecida, que batizou "raios X". A ausência de reflexão e refração características de sistemas ópticos normais em tais raios levou-o a concluir, erroneamente, que sua natureza não se relacionava com a da luz. Descobriu que essas vibrações, as quais se propagavam em linha reta e não eram desviadas por campos elétricos ou magnéticos, atravessavam várias substâncias opacas à luz comum, além de afetarem chapas fotográficas.

A unidade de medida de exposição à radiação leva o nome de Röntgen, que também realizou pesquisas sobre elasticidade, capilaridade dos fluidos, condução do calor em cristais, calor específico de gases e piezeletricidade. Wilhelm Röntgen morreu em Munique, em 10 de fevereiro de 1923.



Veja também:




Copyright © 1999 - 2021 - Development by Dolci Tecnologia. Todos os direitos reservados