Wilbur e Orville Wright - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Wilbur e Orville Wright


  Biografias
Só anos depois que o Exército americano aceitou o aparelho dos irmãos Wright, em 1909, o governo dos Estados Unidos passou a considerá-los inventores do aeroplano, questão sobre a qual há controvérsias, já que para brasileiros e franceses a primazia documentada cabe a Alberto Santos-Dumont.
Wilbur Wright nasceu em 16 de abril de 1867, perto de Millville, Indiana. Seu irmão Orville nasceu em Dayton, Ohio, em 19 de agosto de 1871. Desde jovens, interessaram-se pela aeronáutica, e na primeira máquina que construíram, inspirada em observações das aves, já aplicaram o princípio dos três eixos de movimento vertical, lateral e horizontal que influiria na indústria aeronáutica posterior. No início do século XX, projetaram vários planadores.
Segundo um diário que mantinham, os irmãos Wright realizaram um vôo sustentado e controlado com o Flyer I, aeroplano com motor de 12 cv, em 17 de dezembro de 1903, em Kitty Hawk, Carolina do Norte. O diário registra mais três vôos com o mesmo aparelho, e um com outro, em 5 de outubro de 1905. Os irmãos tentaram em vão vender o aparelho ao Exército dos Estados Unidos (1905), ao governo francês (1906) e a um grupo de industriais.
Em 1907 foram à Europa, onde prosseguiram as negociações em torno do invento, e no ano seguinte realizaram experiências públicas. Daí em diante, tiveram grande sucesso. Wilbur e Orville divulgaram o aeroplano na Europa e na América, e num dos vôos Orville sofreu grave acidente. Wilbur morreu em 30 de maio de 1912 em Dayton. Orville morreu na mesma cidade, em 30 de janeiro de 1948.
-t

Veja também: