Wernher von Braun - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Wernher von Braun


  Biografias
O desenvolvimento da teoria dos vôos espaciais e das técnicas de lançamento de foguetes tem seu ponto de partida nos trabalhos de Wernher von Braun. Curiosamente, a vida estudantil daquele que seria considerado o pai da astronáutica se caracterizou por fracassos, em especial na física e na matemática.
Wernher von Braun nasceu em 23 de março de 1912 em Wirsitz, Alemanha, de uma família de aristocratas (seu pai foi ministro da república de Weimar). Estudou no Instituto Tecnológico de Berlim e na universidade da mesma cidade, onde se formou em física em 1934. Em 1930, ainda estudante, entrou para a Sociedade Alemã de Viagens Espaciais, grupo de entusiastas dedicados a experiências com foguetes. Os membros dessa associação realizaram diversos testes de lançamento e, em dezembro de 1934, conseguiram que dois foguetes subissem até 2.400m.
Com a ascensão de Hitler ao poder em 1933, todos os ensaios espaciais foram dedicados a finalidades militares. Em 1936 construiu-se um campo experimental em Peenemünde e Von Braun foi nomeado diretor técnico. Dali saiu o míssil A-4 que, posteriormente rebatizado como V-2, foi utilizado no final da segunda guerra mundial nos bombardeios a Londres.
Terminada a guerra, Von Braun se entregou às tropas aliadas. Depois mudou-se para os Estados Unidos, país cuja nacionalidade adotaria em 1955. Imediatamente começou a trabalhar como diretor de um programa do exército para o desenvolvimento de mísseis, de que surgiram os modelos Redstone, Jupiter-C e Pershing. Em 1958, em parte devido ao impacto do lançamento do primeiro Sputnik soviético, o programa espacial americano foi acelerado. Em 31 de janeiro, foi colocado em órbita o primeiro satélite artificial americano, o Explorer 1, e Von Braun teve destacado papel no desenvolvimento dessa missão. Ocupando o posto de diretor técnico e administrativo na recém-criada Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA), Von Braun começou uma intensa atividade para projetar os foguetes Saturno.
Depois de abandonar a NASA em 1972, continuou seus trabalhos em centros de pesquisa privados. Premiado com as mais altas condecorações oficiais, Von Braun morreu em Alexandria, Virgínia, em 16 de junho de 1977.
a-online

Veja também: