Walter Gropius - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Conheça o Gerador de Slides do BioMania - Saiba mais...

Walter Gropius


  Biografias

As concepções racionalistas de Gropius, fundador da Bauhaus, desempenharam um papel fundamental na evolução da estética arquitetônica do século XX.

Walter Gropius nasceu em 18 de maio de 1883, em Berlim, Alemanha. Depois de estudar arquitetura na cidade natal e em Munique, ingressou no estúdio de Peter Behrens, onde permaneceu até 1910. No ano seguinte tornou-se membro da Deutscher Werkbund, associação que buscava a integração entre desenho artístico e industrial. Desenhou diversas máquinas e, junto com Adolph Meyer, projetou o edifício das fábricas Fagus, em Alfeld.

Em 1919 Gropius fundou, em Weimar, a Bauhaus, escola de arquitetura e desenho que tomou a vanguarda do desenho industrial moderno. Seu propósito era combinar ensino artístico e técnico, com especial atenção à funcionalidade dos objetos. Quando a escola transferiu-se para Dessau, em 1925, Gropius projetou o novo edifício, de composição dinâmica, planta assimétrica, janelas horizontais e telhado plano, características associadas ao estilo internacional da década de 1920. Esse é seu projeto mais conhecido.

Gropius deixou seu cargo na Bauhaus em 1928 e seis anos depois, ante o avanço do nazismo, exilou-se no Reino Unido. Em 1937 foi nomeado professor de arquitetura da Universidade de Harvard e mudou-se para os Estados Unidos, país cuja nacionalidade adquiriu. Em 1946 fundou a associação The Architects Collaborative (TAC), que reuniu vários jovens arquitetos e realizou, entre outros projetos, o Harvard Graduate Center e a embaixada americana em Atenas. Walter Gropius morreu em 5 de julho de 1969, em Boston.



Veja também: