Walt Disney - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Walt Disney


  Biografias

O legado de Walt Disney à posteridade foi o da fantasia sem limites no mundo de faz-de-conta do desenho animado, das histórias em quadrinhos e de colossais complexos recreacionais e educativos, como a Disneylândia, o Disneyworld e a Eurodisney.

Walter Elias Disney nasceu em Chicago em 5 de dezembro de 1901. Os pais eram pobres e certa vez ele disse que os hábitos e as compulsões de sua vida se originaram da disciplina adquirida na tarefa de auxiliar o pai a entregar jornais. Seu melhor emprego, antes de se tornar empresário de cinema, foi numa agência de publicidade, junto com Ub Iwerks, que se tornou seu maior colaborador. Walt foi depois para Los Angeles, onde, com a ajuda do irmão Roy, criou os estúdios Disney.

Seus primeiros desenhos animados tiveram discreta acolhida, mas Steamboat Willie (1928), no qual lançou o camundongo Mickey, obteve grande popularidade. Receptivo aos progressos tecnológicos, Disney começou a utilizar a cor, em 1932, num filme da série Silly Symphonies (Sinfonias tolas), iniciada três anos antes. Após o êxito de personagens como Mickey, Minnie, Pato Donald, Pluto, Pateta e Clarabela, que conquistaram o público infantil para os quadrinhos, nos jornais, e os desenhos animados, nos cinemas, rodou seu primeiro longa-metragem: Snow White and the Seven Dwarfs (1937: Branca de Neve e os sete anões), aclamado em todo o mundo pela mescla de fantasia, humor e sentimentalismo. Uma de suas maiores realizações, Fantasia (1940), recriava visualmente conhecidas composições musicais. O êxito persistiu com a adaptação de outras lendas clássicas infantis, como Pinocchio (1940) e Bambi (1941). Seus críticos, no entanto, questionavam o gosto e o talento artístico do mago, acusado de trocar a originalidade pela comercialização.

Durante a segunda guerra mundial, Disney colaborou com o governo utilizando o estúdio e o pessoal para filmes de instrução. Os estúdios cresceram enormemente e ele produziu outros filmes longos, como Saludos Amigos (1942; Alô, amigos), Make Mine Music (1946; Música, maestro), Cinderella (1950; A Gata Borralheira), Alice in Wonderland (1951; Alice no país das maravilhas), Peter Pan (1953) e The Sleeping Beauty (1958; A Bela Adormecida), além de inúmeras comédias vividas por atores, das quais Mary Poppins (1964) foi um êxito mundial. Ao mesmo tempo, realizava documentários e filmes para a televisão. Em seus últimos anos de vida, Disney realizou o sonho de construir em Anaheim, perto de Los Angeles, um imenso parque de atrações, a Disneylândia.

Pouco depois de sua morte, ocorrida em Los Angeles, em 15 de dezembro de 1966, foi inaugurado na Flórida um segundo parque, denominado Disneyworld. No começo da década de 1990 construiu-se na França um terceiro parque, a Eurodisney.


Veja também: