W. Ludwig von Eschwege - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



W. Ludwig von Eschwege


  Biografias

O barão de Eschwege, engenheiro, mineralogista e militar alemão, exerceu importante papel no desenvolvimento das ciências geológicas no Brasil.
Wilhelm Ludwig von Eschwege nasceu em 1777 nas proximidades de Eschwege, Alemanha. Em 1802 seguiu para Portugal, a convite do governo do país, a fim de realizar trabalhos de mineração e pesquisas geológicas. Em 1807 acompanhou D. João VI ao Brasil e foi encarregado de organizar, com amostras européias, coleções de minerais para a Academia Real Militar. Mais tarde, designado para acompanhar a mineração de ouro e a fabricação de ferro em Minas Gerais, explorou ouro de filão na mina da Passagem, entre Vila Rica e Mariana, e chumbo, em Abaeté. Exerceu, entre outros cargos, o de tenente-coronel do Real Corpo de Engenheiros de Vila Rica e o de intendente das minas de ouro. Construiu uma fundição de ferro em Congonhas do Campo, em 1813, e registrou a ocorrência de manganês no solo mineiro.
Eschwege traçou os primeiros perfis geológicos feitos no Brasil e estudou as causas do esmorecimento das lavras de ouro. Graças a seus estudos, foi estabelecida uma nova legislação para a mineração e foram adotados métodos mais avançados de metalurgia do ferro e de exploração das jazidas de ouro. Escreveu Pluto Brasiliensis (1833), em que descreve a mineração na época colonial, e introduziu a geologia pré-cambriana no Brasil. Morreu em 1º de fevereiro de 1855 em Wolfsanger, perto de Kassel, Alemanha.

Veja também: