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Vladimir Soloviov


  Biografias

Por abraþar idÚias mÝsticas depois de afastado da Igreja Ortodoxa, Soloviov foi excomungado. Seu misticismo acentuou-se: teve vis§es e passou um tempo nos desertos do Egito e da Arßbia. No fim da vida, embora molestado pela censura, desenvolveu intensa atividade jornalÝstica, defendendo os judeus e exigindo reformas democrßticas na R·ssia czarista.
Vladimir Sergueievitch Soloviov nasceu em Moscou em 16 de janeiro (28 de janeiro, no calendßrio juliano) de 1853. Filho do historiador Serguei Soloviov, cresceu em ambiente eslav¾filo. Em 1875 foi encarregado de cursos na Universidade de Moscou, mas perdeu o cargo ap¾s o assassinato do czar Alexandre II, em 1881, quando se manifestou contra a execuþÒo dos terroristas que cometeram o crime.
Em Dunkhovnia osnovy jisni (1884; Os fundamentos espirituais da vida), sua obra principal, exp¶s uma filosofia da religiÒo com muitos pontos de contacto com as heresias gn¾sticas do cristianismo primitivo. Em L"IdÚe russe (1888; A idÚia russa), que escreveu em francÛs, Ú patente a influÛncia do pan-eslavismo messianista de Dostoievski. Em La Russie et l"╔glise universelle (1891; A R·ssia e a igreja universal), igualmente em francÛs, manifestou-se pela difusÒo do cristianismo bizantino na Europa ocidental, mas tambÚm pela europeizaþÒo da R·ssia, visando ao estabelecimento de uma igreja ecumÛnica.
Em Tri razgovora o voine, progresse i konce vsemirnoi istorii (1899; TrÛs conversaþ§es sobre a guerra, o progresso e o fim da hist¾ria universal), obra enigmßtica sobre o fim do mundo, predisse a derrota do czarismo pelos japoneses. Influenciado pela poesia francesa, escreveu seus versos, parcialmente publicados em Stikhotvorenie (1891; Poemas), em estilo simbolista. Foi grande sua influÛncia sobre os poetas simbolistas russos (Annenski e, sobretudo, Blok) e sobre os pensadores Rosanov e Berdiaev. Vladimir Soloviov morreu em Moscou em 31 de julho (13 de agosto, no calendßrio juliano) de 1900.

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