Viuvinha - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Viuvinha


  Taxonomia
Migratória, a viuvinha ocorre em quase todo o Brasil e nos países vizinhos, demonstrando predileção pelas serras. Seu traço mais marcante é o prolongamento das retrizes, ou penas centrais da cauda, que no macho medem até dez centímetros.
Pássaro da família dos tiranídeos, a mesma dos bem-te-vis, marias-pretas e tesourinhas, a viuvinha (Colonia colonus) mede 13cm de comprimento, fora a cauda, e tem a plumagem toda negra, exceto na cabeça e no uropígio, que são esbranquiçados. Alimenta-se de insetos e aninha-se em ocos de árvores, que forra com abundantes resíduos vegetais para a recepção dos ovos. A incubação é feita só pela fêmea, mas o casal se reveza na alimentação dos filhotes. Estes, sem áreas brancas na plumagem, têm a cauda curta.
À família dos tiranídeos pertence também a viuvinha-de-óculos (Hymenops perspicillata), cujo macho todo negro, de 14cm, tem em torno dos olhos uma área nua e intumescida. Comum do Chile à Patagônia e do Mato Grosso ao Rio Grande do Sul, a viuvinha-de-óculos anda, corre e pula sobre a lama. Distingue-se da viuvinha por ter o rabo mais curto.
"

Veja também: