Turismo Sustentável - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Turismo Sustentável


  Meio Ambiente

O Programa para o Desenvolvimento do Ecoturismo na Amazônia Legal (PROECOTUR) é desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente com ações estruturantes de fomento ao setor ecoturístico na Amazônia Legal. Resultado de acordo firmado entre o governo brasileiro e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), foi criado com o intuito de estabelecer as condições necessárias para permitir aos nove estados da Amazônia Legal se prepararem para administrar, de forma responsável e eficiente, o desenvolvimento do ecoturismo nas suas áreas naturais.

Atualmente, o Programa concluiu a etapa de pré-investimentos (Fase I), que consiste na implantação de ações focadas no planejamento estratégico local e regional, com o objetivo de indicar meios e instrumentos que irão nortear a construção da Fase II. A etapa de planejamento do PROECOTUR foi concluída em junho de 2010 e como resultado foi elaborada uma estratégia de desenvolvimento do turismo sustentável, que será a referência para a Fase II. Essa estratégia foi elaborada com base no Estudo dos Mercados Nacional e Internacional do Turismo Sustentável para a Amazônia Legal (realizado em 11 países e no Brasil) e no Diagnóstico da Oferta Turística Efetiva e Potencial da Amazônia.

O desenvolvimento das ações estratégicas contou com a participação de vários atores públicos e privados, ONGs da área de turismo e meio ambiente, ouvidas por meio de seminários e oficinas que foram realizadas em cada um dos nove estados da região. Desta forma, o Programa cumpriu um dos seus objetivos que é orientar Governo Federal, estados e municípios da região na tomada de decisões de investimentos para o desenvolvimento do turismo na Amazônia.

Com a conclusão da primeira fase do Programa, estão sendo preparadas condições adequadas para que sejam efetuados os investimentos na próxima fase de investimentos a ser conduzida pelo Ministério do Turismo. Na Amazônia, tudo está sendo planajado antes dos investimentos. estamos fazendo a coisa certa: planejando antes para investir depois.


Veja também: