Truman Capote - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Truman Capote


  Biografias

A partir de uma temática voltada para a depuração estética e a criação de ambientes fascinantes, Truman Capote desenvolveu um estilo bastante pessoal, fundado na recriação de fatos reais.
Truman Streckfus Persons nasceu em Nova Orleans, na Louisiana, Estados Unidos, em 30 de setembro de 1924. Ainda na infância, o divórcio dos pais obrigou-o a morar com parentes, o que se refletiria em várias de suas obras. Iniciou sua atividade literária como jornalista no influente semanário The New Yorker.
O primeiro sucesso de Capote foi Other Voices, Other Rooms (1948; Outras vozes, outras salas), romance que, em estilo extremamente elaborado, refletia a angústia de um menino de 13 anos que tentava encontrar o pai em meio ao ambiente misterioso e decadente dos estados sulinos. Essa atmosfera reaparece em The Grass Harp (1951; A harpa de erva), depois adaptada para o teatro pelo próprio autor. Breakfast at Tiffany"s (1958; Café da manhã na Tiffany"s), filmado em 1961 por Blake Edwards,  representou a primeira incursão do escritor no mundo nova-iorquino, descrito com humor e verve.
Em 1959 a carreira de Capote, que entrementes colaborara em cinema e teatro, mudou drasticamente de rumo. Após um homicídio múltiplo, cometido sem motivo aparente por dois jovens, dedicou vários anos à coleta de dados sobre o caso. O estreito contato que o escritor manteve com a polícia, com os parentes das vítimas e com os próprios assassinos, resultou na publicação de In Cold Blood (1966; A sangue frio), obra que o autor chamou de nonfiction novel (romance verídico) e que, por meio de uma técnica deliberadamente objetiva e asséptica, constituía uma autêntica radiografia da sociedade americana.
Já com prestígio firmado, Capote escreveu várias obras de cunho autobiográfico, como A Christmas Memory (1966; Uma lembrança de Natal) e The Thanks-giving Visitor (1969; O visitante do dia de Ação de Graças), originariamente concebidas para a televisão. Em 1980 apareceu Music for Chameleons (Música para camaleões), em que o autor retomava diversos temas de sua obra anterior, alternando realidade e ficção.
Truman Capote morreu em Los Angeles, Califórnia, em 25 de agosto de 1984. Sua obra, às vezes ofuscada pela agitada e polêmica vida social -- ele se definia como "gênio e homossexual" --, exerceu poderosa influência sobre os autores da segunda metade do século XX.

 

Veja também: