Tricomoníase - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Tricomoníase


  Patologias

O termo tricomoníase é com freqüência empregado para designar a vaginite causada por tricomonas, embora essa infecção possa atingir os mais diversos órgãos. Em algumas formas, o mecanismo de transmissão da doença é desconhecido.
Tricomoníase é a infecção provocada por um parasita protozoário do gênero Trichomonas, comum no aparelho digestivo de muitos animais. Embora seja geralmente intestinal, a infecção pode atingir também outros órgãos, como o fígado. Os seres humanos podem ser infectados por três desses parasitas: T. hominis, que ataca o intestino; T. buccalis, que provoca problemas bucais; e T. vaginalis, causador da uretrite e da vaginite em suas formas aguda e subaguda, e responsável por metade dos casos de corrimento vaginal.
As aves são os animais atingidos com maior freqüência pela tricomoníase. A espécie T. gallinarum infecta sobretudo frangos e perus. Alojado no intestino das vítimas, provoca diarréia, lesões intestinais, perda de peso e apetite, além de arrepiamento da plumagem. Outra, T. gallinae, ataca sobretudo os pombos e causa, na parte superior do intestino, uma infecção muitas vezes fatal. No gado, T. foetus resulta em aborto ou infertilidade.

 

Veja também: