Traça - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Traça


  Artrópodes
Lepisma saccharina
Conhecidas pelos estragos causados a tecidos e peles, as diversas espécies de traças são, na maioria, pragas agrícolas de difícil erradicação.
Traça é um inseto pertencente a diferentes famílias da grande ordem dos lepidópteros. Suas larvas devoram plantas úteis ao homem e materiais como peles e tecidos, a fim de construir casulos, onde se instalam e se transformam em crisálidas. Na fase adulta mudam seus hábitos alimentares.
Na América do Sul existem cinco espécies de traças destruidoras de roupas e peles, das quais três pertencem à família dos tineídeos: a traça comum, a tecelã e a traça de tapetes. A traça comum, de cor amarelo-pardo-dourada, com alguns pontos negros nas asas, tece, durante a fase larvar, um pequeno capucho tubular com a lã que devora, e o entretece com sedas que ela mesma segrega a partir de glândulas especiais. A traça tecelã é quase idêntica à anterior, porém sem pontos nas asas, e sua larva tece com seda uma tela em forma de túnel, onde passa a viver. A traça de tapetes, bem maior e de cabeça branca, possui asas de cor pardo-negra na parte anterior e branca na parte posterior. A larva se alimenta da lã de almofadas, cadeiras ou poltronas.
As outras duas espécies sul-americanas, a traça parda e a traça de ombros brancos, ambas da família dos ecoforídeos, são também chamadas traças dos domicílios, pois não somente atacam peles, lãs e tecidos, como também cereais armazenados, frutas secas e até mesmo o couro de pastas e livros. A traça parda possui três pontos negros nas asas; a de ombros brancos tem a cabeça e o tórax brancos, com asas de cor pardo-escura, salpicadas de manchas claras e pontos escuros. Outras espécies, freqüentes nas plantações de batata, cereais e frutas, incluem-se sobretudo nas famílias dos gelequídeos e dos iponomeutídeos.
Para preservar do ataque das traças a roupa fora de uso, é conveniente guardá-la bem limpa e hermeticamente fechada, junto a cristais de paradiclorobenzeno, que é repelente e inseticida. A naftalina não possui ação inseticida. Na agricultura, além de agentes químicos específicos, já é comum o uso de controle biológico no combate a essa praga.
{di

Veja também: