Toxoplasmose - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Toxoplasmose


  Patologias
Calcula-se que entre trinta a cinqüenta por cento da população do planeta apresentam anticorpos para o agente causador da toxoplasmose, o que indica uma exposição ao organismo patogênico, mas não necessariamente o desenvolvimento da doença.
Toxoplasmose é uma doença parasitária grave provocada pelo protozoário Toxoplasma gondii. Além do homem, a infecção acomete animais domésticos e selvagens, inclusive aves. Até o final do século XX, não se havia conseguido determinar com precisão o mecanismo de transmissão da doença de animais para o homem. O contágio pode se dar da mãe para o feto pela placenta; por contato direto com indivíduo doente (relação sexual, contato com secreções); por contato com fezes de animal contaminado; por ingestão de carne, ovos e leite contaminados; por vermes; transfusão de sangue; e artrópodes (carrapato, percevejo, ácaro, mosca, barata etc.). O diagnóstico se obtém por meio de reações sorológicas específicas.
A forma clínica mais comum da toxoplasmose é a linfoglanular, que se caracteriza por abatimento, astenia, dores musculares e elevação de temperatura. O enfartamento ganglionar ocorre de três a quatro dias após o aparecimento da febre e pode ser localizado ou generalizado. Em alguns casos, pode ocorrer meningoencefalite. Ocasionalmente, apresenta-se comprometimento sensorial e erupção cutânea. Na toxoplasmose adquirida, geralmente mais benigna, a modalidade assintomática é mais comum. Na forma congênita, o parasito acomete preferentemente o sistema nervoso e muito freqüentemente o globo ocular.
Algumas vezes, a toxoplasmose caracteriza-se pela ausência ou escassez de sinais clínicos. É o que ocorre, por exemplo, com as formas frustras ou oligossintomáticas, que provocam febre de curta duração e manifestações descaracterizadas que afetam, em geral, o aparelho respiratório. Ocorre com freqüência infecção generalizada, que atinge diversos órgãos, entre os quais o cérebro, os pulmões e o fígado.

Veja também: