Tiziu - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Tiziu


  Taxonomia

Comum do México à maior parte da América do Sul, inclusive em todo o Brasil, o tiziu, pequeno e negro, com as asas brancas por baixo, é inconfundível pelo grito breve e estridente, que lhe originou o nome, e pela série de pulinhos que dá, até 12 a 14 por minuto, para afastar-se de um ponto de partida ao qual retorna em seguida.
Pássaro da família dos fringilídeos, a mesma do bigodinho, do pichochó e do caboclinho, o tiziu (Volatinia jacarina) mede 11,4cm de comprimento. Vive em paisagens abertas, como a dos capinzais e arrozais, onde anda à cata de pequenas sementes, base de sua alimentação, e com freqüência se aproxima das habitações humanas no campo. Nas áreas quentes do Norte do Brasil, procria em qualquer época do ano. Nos estados do Sul, costuma desaparecer durante o inverno. Recebe diversos outros nomes regionais, como saltador, veludinho, papa-arroz-preto, bate-estaca, serrador, serra-serra e alfaiate.
Durante a reprodução, o tiziu vive em casais, como os demais fringilídeos, e o macho demonstra grande zelo na defesa do território. O ninho, ralo e em forma de tigela, é construído a pouca altura, quando não no próprio chão, disfarçado em meio ao capim.
o

Veja também: