Tiê - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Tiê


  Taxonomia

Frutívoros, na maior parte das espécies, mas apreciadores também de insetos, em outras, os tiês, pardos ou pardacentos na juventude, adquirem vistoso colorido ao chegar à idade adulta. A plumagem das fêmeas, no entanto, permanece de cor parda ou pardacenta por toda a vida.

Tiê é o nome que se aplica no Brasil a diferentes pássaros da família dos traupídeos ou tanagrídeos (a mesma dos gaturamos, das saíras e dos sanhaços), todos eles notáveis pela beleza da plumagem. Um dos mais conhecidos é o tiê-sangue (Ramphocelus brasilius), que ocorre da Paraíba a Santa Catarina, também chamado tiê-fogo, tapiranga e sangue-de-boi. O macho, de 19cm, tem a plumagem de um vermelho bem vivo, com as asas e a cauda pretas.
De porte análogo é o tiê-da-mata ou tiê-do-mato-grosso (Habia rubica), que ocorre do México ao norte da América do Sul e daí até a Bolívia, Paraguai e Argentina. A plumagem do macho adulto é de um vermelho apagado.

Típico do Sudeste do Brasil é o tiê-preto (Tachyphonus coronatus), de 17cm. Na plumagem do macho, toda negra, apenas o píleo, ou topo da cabeça, é escarlate. Na coloração da fêmea e dos machos jovens, o pardo tende a tons de ferrugem. Já o tiê-galo (Tachyphonus cristatus), de 15,5cm, ocorre sobretudo na Amazônia, Nordeste e Centro-Oeste. O macho é negro, com píleo escarlate, garganta e uropígio amarelados, e possui na nuca um topete.


Veja também: