Tico-tico - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Tico-tico


  Taxonomia

Disperso do México até a Terra do Fogo, o tico-tico ocorre em todo o Brasil, exceto nas matas da Amazônia. É contudo mais freqüente nos campos e regiões serranas do Sudeste. Nas cidades, onde ocupa  áreas ajardinadas, cisca o solo à cata de migalhas e muitas vezes é visto em companhia do pardal.
Pássaro da família dos fringilídeos, a mesma do canário-da-terra, do curió e do tiziu, o tico-tico (Zonotrichia capensis) mede 15cm de comprimento. O padrão estriado da cabeça, o colar cor de ferrugem e o topete discreto, menos pronunciados nas fêmeas, são suas marcas distintivas. Alimenta-se de sementes, brotos, frutas, insetos. Rico em vocalizações, com gritos próprios para briga, advertência ou chamada, tem um canto diurno e outro noturno, bem distintos. É o principal hospedeiro do chopim ou gaudério: este, um icterídeo dependente, põe seus ovos nos ninhos do tico-tico, que os choca e cuida de alimentar e criar os filhotes do invasor, junto com a própria prole.
À mesma família dos fringilídeos pertencem o tico-tico-rei (Coryphospingus cucullatus), de 13,3cm, topetudo e de colorido geral vermelho-pardo; o tico-tico-do-campo (Coryphaspiza melanotis), de 13cm, que tem o topo e os lados da cabeça negros e é branco por baixo; e o tico-tico-do-banhado (Donacospiza albifrons), de 14cm, que tem a cauda comprida, larga e flexível, o dorso estriado de negro e faixas brancas na fronte.
bestweightloss

Veja também: