Thomas Hunt Morgan - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Thomas Hunt Morgan


  Biografias

As pesquisas realizadas pelo zoólogo e geneticista americano Thomas Morgan com a mosca-do-vinagre deram fundamento à teoria cromossômica da hereditariedade e comprovaram a teoria genética de Mendel.

Thomas Hunt Morgan nasceu em Lexington, Kentucky, em 25 de setembro de 1866. Formou-se em zoologia pela Universidade de Kentucky e em biologia pela Universidade Johns Hopkins. Em 1904 passou a lecionar na Universidade de Colúmbia, onde, nos 24 anos seguintes, realizou pesquisas sobre hereditariedade.

Em 1908 começou as experiências genéticas com a mosca-do-vinagre (Drosophila melanogaster) e, para explicar determinadas características herdadas exclusivamente pelos machos, formulou a hipótese segundo a qual certos caracteres hereditários presentes no cromossomo X das fêmeas eram "limitados pelo sexo" (atualmente se usa o termo "caracteres ligados ao sexo"). Para descrever as unidades ou fatores hereditários do cromossomo X, Morgan adotou o termo gene, criado em 1909 pelo botânico dinamarquês Wilhelm Johannsen, e concluiu que os genes se distribuíam de forma linear nos cromossomos.

De 1928 até o fim da vida, Thomas Morgan trabalhou no Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech). Em 1933 recebeu o Prêmio Nobel de fisiologia ou medicina pela descoberta dos mecanismos de transmissão hereditária da Drosophila. Presidiu a Academia Nacional de Ciências e a Associação Americana para o Progresso da Ciência. Morreu em Pasadena, Califórnia, em 4 de dezembro de 1945.


Veja também: