Terpenos - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Terpenos


  Bioquímica
Armazenados nas folhas, flores, frutos, caules e raízes de muitas plantas, e em glândulas odoríferas de animais, os terpenos são responsáveis por grande parte dos cheiros exalados pelos campos e florestas.
Terpenos são hidrocarbonetos que ocorrem em plantas e animais como múltiplos de uma unidade estrutural básica, o isopreno. Sua fórmula geral é (C5H8)n. A biossíntese do terpeno ocorre a partir da combinação de duas moléculas de ácido acético para formar ácido mevalônico. Este se converte em pirofosfato de isopentenila. Transformações posteriores do composto de isopentenila produzem os terpenos e os terpenóides.
Segundo o número de isoprenos presentes na molécula, têm-se os seguintes terpenos: monoterpenos (C10H16), como por exemplo o limoneno (encontrado na essência do caule da laranjeira e na essência de terebintina ou aguarrás) e os alfa e beta pinenos, constituintes principais da essência de terebintina; sesquiterpenos (C15H24), cujos principais exemplos são o bisaboleno, encontrado na essência do limão, e o zingibereno, na essência de gengibre; diterpenos (C20H32), como a vitamina A; sesterpenos (C25H40); triterpenos (C30H48); tetraterpenos (C40H64), entre os quais se encontram os pigmentos carotenóides; e politerpenos, que têm de mil a cinco mil unidades de isoprenos, como a borracha natural, gutapercha, balata etc.
Na medicina, os terpenos são empregados, na maior parte das vezes, como irritantes locais suaves, ainda que se lhes atribuam outros efeitos benéficos. Alguns dos compostos utilizados como constituintes de remédios simples são o hidrato de terpina, o óleo de madeira de cedro, o timol, o cineol, o eucaliptol e o mentol. Os terpenos e os óleos essenciais de muitas plantas são também empregados em perfumes e condimentos. Os últimos são geralmente recolhidos das folhas e flores, após destilação a vapor feita em alambiques portáteis, próximos da fonte de abastecimento.

Veja também: