Taxi - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Taxi


  Artrópodes
Certas árvores amazônicas são conhecidas popularmente como "pau-de-novato", pois só os inexperientes sujeitam-se ao ataque das taxis, pequenas e ferozes formigas que ali fazem seus ninhos, aproveitando as varas retas da árvore.
Taxi é o nome amazônico de uma espécie de formiga do gênero Pseudomyrna, de coloração amarelada, também conhecida como "formiga-de-novato" ou "novato". As colônias vivem nos troncos ou no pedúnculo das folhas de certas árvores -- por isso conhecidas como taxizeiros ou taxis -- muito comuns nas várzeas e beiras de rios. É perigoso encostar ou bater nelas, pois estão sempre cobertas de formigas, cujas picadas são muito dolorosas. Na ocasião das enchentes, é comum as canoas se encostarem na vegetação sobrenadante e ficarem repletas de taxis que fogem das águas. Ao picar ou ser esmagada, essa formiga exala um cheiro acre e desagradável.
Na verdade, são várias as espécies de árvores que servem de habitat à taxi. Uma delas pertence à família das leguminosas (Pterocarpus ancylocalyx); outra, o taxi-preto, à das poligonáceas (Tripalis surinamensis), e outras duas, à família das cesalpináceas: Tachygalia macrostachis e Clerolobium goeldianum.

Veja também: