Tasmânia - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Tasmânia


  Geografia Fisica

Ligada fisicamente à Oceania até aproximadamente dez mil anos atrás, a ilha de Tasmânia, com forma triangular, surgiu com a elevação do nível do mar e a posterior formação do estreito de Bass.

Tasmânia é uma ilha do oceano Índico que, com outras ilhas menores, forma o estado australiano também chamado Tasmânia. Está separada do continente pelo estreito de Bass, que liga o mar da Tasmânia ao oceano Índico. As outras ilhas que integram o arquipélago-estado são a Bruny, na costa sudeste, próximo a Hobart, a capital tasmaniana; as ilhas de Flinders e King, no estreito de Bass; e numerosas ilhotas. Com uma área de 68.332km², a Tasmânia está situada a sudeste da Austrália. É banhada pelo mar de Tasmânia a leste e a oeste pelas águas do oceano Índico. O clima é subtropical.

Descoberta em 1642 pelo navegador holandês Abel Tasman, foi chamada até 1856 de terra de Van Diemen, em homenagem a outro explorador que ali esteve. Depois de passar ao domínio inglês, começou em 1803 a ser aproveitada inicialmente apenas como colônia penal. Entre 1870 e 1880 passou a ser povoada por mineradores na exploração de estanho, ouro, chumbo e cobre, até que em 1901 tornou-se um dos estados da Austrália. Toda sua população é de origem inglesa, uma vez que os nativos foram dizimados em lutas com colonos no século XIX.

A economia da ilha baseia-se nas culturas de cereais, batata, feno e árvores frutíferas, atividade pecuária, mineração e exploração de produtos florestais. Tem uma vida cultural vigorosa, com numerosos grupos musicais amadores e realização de festivais de cinema. Conta ainda com a Universidade de Tasmânia, fundada em 1890.t:-5460px;


Veja também: