Tardígrado - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Tardígrado


  Artrópodes
Quando em estado latente ou criptobiose, os tardígrados são facilmente transportados pelo vento ou pela água. Nessa condição podem resistir durante anos, mesmo submetidos a temperaturas baixíssimas e à falta d"água, até encontrar ambiente adequado à sobrevivência.
Tardígrado é o invertebrado eucelomado (desprovido de cavidade abdominal) que apresenta algumas características dos Anelídeos e outras dos artrópodes. A maior parte dos autores considera o filo dos tardígrados independente, ou os inclui entre os parartrópodes. Há perto de 350 espécies, algumas marinhas e a maioria de água doce ou terrestre. São encontradas em solos pantanosos e sobre musgos ou liquens.
Os tardígrados têm corpo mole e cilíndrico, não-segmentado, com menos de um milímetro de comprimento e quatro pares de pernas curtas, não-articuladas e dotadas de garras. A faringe é provida de um par de estiletes protráteis com que o animal fura as células vegetais para sugar-lhes o conteúdo. Não apresentam órgãos circulatórios ou respiratórios. Os sexos não se diferenciam e os ovos são depositados na porção final do canal alimentar ou diretamente no exterior, por uma abertura situada na frente do ânus.

Veja também:




Copyright © 1999 - 2021 - Development by Dolci Tecnologia. Todos os direitos reservados