Tambaqui - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Tambaqui


  Taxonomia
O tambaqui é típico do Amazonas e de seus afluentes.  Alimenta-se principalmente de frutinhas de arbustos e árvores que, crescendo à beira dos rios, deixam-nas cair quando maduras na água. Além disso, come larvas do pitu, plantas, insetos e outros organismos aquáticos.
Peixe de escamas da família dos caracídeos, a mesma dos pacus, dos corumbatás e dos lambaris, o tambaqui (Colossoma macropomum) atinge noventa centímetros de comprimento total e 13kg de peso. Tem o dorso cinza-escuro e o ventre esbranquiçado. Aparece no alto Amazonas em julho/agosto e, no baixo, em agosto/setembro. A reprodução se dá em dezembro/janeiro. Apreciado pelo sabor da carne, é dos peixes mais consumidos na Amazônia. Quando bem gordo, permite a extração de um óleo, a chamada manteiga de tambaqui, que serviu por longo tempo como combustível de lampiões e ainda é muito utilizada na cozinha local.
O nome tambaqui aplica-se também a Myloplus schomburgkii, espécie de caracídeo amazônico que ocorre principalmente no rio Negro, apresenta uma faixa escura vertical no meio do corpo e atinge apenas vinte centímetros de comprimento total.

Veja também: