Tamaquaré - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Tamaquaré


  Taxonomia

Em uma lenda do rio Negro, segundo Rodolfo von Ihering, o tamaquaré "figura como não temendo o fim do mundo, porque, pegando fogo na Terra, ele se salvaria, ou subindo nas árvores ou sumindo na terra ou pulando no rio; e depois, quando tudo ardesse, ele exclamaria: Chá mamu! (Eu morro!)".

Tamaquaré ou taquaré é um réptil lacertílio do gênero Enyalius, que ocorre na Amazônia e frequentemente se encontra sobre os troncos e galhos de árvores também chamadas de tamaquarés. É uma lagartixa verde, com manchas pardas e uma crista rudimentar no dorso, que atinge trinta centímetros de comprimento e passa horas nos troncos, imóvel à espreita dos insetos de que se alimenta. Acossado, pula com rapidez à água. Sua paciência e esperteza valeram-lhe a admiração dos índios, que acreditavam adquirir as mesmas qualidades se levassem no corpo, como amuleto, um pedaço de tamaquaré seco.

Aplicado a árvores, o nome tamaquaré designa várias espécies amazônicas do gênero Caraipa da família das gutíferas, que dão flores brancas, aromáticas, e cujo tronco exsuda um bálsamo-resina utilizado contra doenças da pele (sarna, herpes). Há uma dança indígena, que imita os movimentos da lagartixa, igualmente chamada de tamaquaré.


Veja também: