Tabuleiro - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Tabuleiro


  Geografia Fisica

A baixada litorânea do Brasil, uma faixa estreita e contínua que vai do estado do Rio de Janeiro até o Piauí, é formada por dois elementos morfológicos principais: a planície holocênica (depósitos não consolidados de praias e restingas) e os tabuleiros.

Tabuleiro é uma forma de relevo constituída por pequenos platôs, de altitude em geral modesta, entre vinte e cinquenta metros, limitados por escarpas abruptas, denominadas barreiras. Mais frequentes no Nordeste, os tabuleiros podem ser também encontrados no interior da Amazônia e no Espírito Santo.

Geologicamente, os tabuleiros são formados de argilas coloridas e arenito da série Barreiras, provavelmente do plioceno, no período terciário, de fácies desértica, desprovida de fósseis. Assentam-se em geral sobre sedimentos mesozóicos ou diretamente sobre o embasamento cristalino. A pobreza de seus solos sílico-argilosos não permite o desenvolvimento de vegetação abundante, o que explica a presença preponderante de plantas herbáceas e arbustivas, em geral rarefeitas, com tendência à xerofilia, bem patenteada pela existência de cactáceas. Por isso, a paisagem vegetal dos tabuleiros assemelha-se muitas vezes à da caatinga.

No litoral do Nordeste, os tabuleiros estendem-se por uma faixa de cinquenta a sessenta quilômetros de largura, a partir da praia.


Veja também: