T. H. Huxley - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

T. H. Huxley


  Biografias
O grande mérito do médico e biólogo britânico T. H. Huxley foi difundir os princípios evolucionistas que o próprio Charles Darwin, seu formulador, se negava a comentar, em virtude da perseguição social a que fora submetido.
Thomas Henry Huxley nasceu em Ealing, Middlesex, em 4 de maio de 1825. Filho de um professor, recebeu formação científica e humanística. Formou-se em medicina em 1845, quando passou a trabalhar para a armada britânica. No ano seguinte, embarcou como cirurgião numa expedição pelos mares do sul, em que colheu farto material de pesquisa sobre seres vivos marinhos. De volta ao Reino Unido, abandonou a vida militar, foi nomeado professor da Escola de Minas de Londres e tornou-se conhecido com a publicação de textos sobre zoologia, anatomia animal e métodos de educação científica.
Huxley foi um dos defensores mais vigorosos da teoria de Darwin, publicada em 1859, sobre a evolução das espécies por seleção natural dos indivíduos mais adaptados. Na década seguinte, encarregou-se da divulgação da nova teoria, mas enfrentou reações negativas de ironia e descrédito. Morreu em Eastbourne, Sussex, em 29 de junho de 1895.

Veja também: