T. H. Huxley - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



T. H. Huxley


  Biografias

O grande mérito do médico e biólogo britânico T. H. Huxley foi difundir os princípios evolucionistas que o próprio Charles Darwin, seu formulador, se negava a comentar, em virtude da perseguição social a que fora submetido.

Thomas Henry Huxley nasceu em Ealing, Middlesex, em 4 de maio de 1825. Filho de um professor, recebeu formação científica e humanística. Formou-se em medicina em 1845, quando passou a trabalhar para a armada britânica.No ano seguinte, embarcou como cirurgião numa expedição pelos mares do sul, em que colheu farto material de pesquisa sobre seres vivos marinhos. De volta ao Reino Unido, abandonou a vida militar, foi nomeado professor da Escola de Minas de Londres e tornou-se conhecido com a publicação de textos sobre zoologia, anatomia animal e métodos de educação científica.

Huxley foi um dos defensores mais vigorosos da teoria de Darwin, publicada em 1859, sobre a evolução das espécies por seleção natural dos indivíduos mais adaptados. Na década seguinte, encarregou-se da divulgação da nova teoria, mas enfrentou reações negativas de ironia e descrédito. Morreu em Eastbourne, Sussex, em 29 de junho de 1895.



Veja também:




Copyright © 1999 - 2022 - Development by Dolci Tecnologia. Todos os direitos reservados