Svante August Arrhenius - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Svante August Arrhenius


  Biografias
Criador da teoria da dissociação eletrolítica, ponto de partida de toda a físico-química, Arrhenius forneceu uma contribuição inestimável ao conhecimento científico de sua época.
Svante August Arrhenius, físico, matemático e químico sueco, nasceu em Vik a 19 de fevereiro de 1859. As anomalias observadas nas propriedades das soluções de eletrólitos -- substâncias solúveis pela ação da eletricidade -- levaram-no a estabelecer a teoria da dissociação eletrolítica, cujos fundamentos foram apresentados pela primeira vez à comunidade científica quando da defesa de sua tese de doutorado, em 1884, no Instituto de Física de Estocolmo.
Em seus trabalhos, Arrhenius deduziu que os eletrólitos em solução se dissociam em partículas carregadas eletricamente e que a soma das cargas positivas e negativas é igual, sendo a solução, portanto, eletricamente neutra. Essas partículas carregadas, denominadas ânions, quando negativas, e cátions, quando positivas, se formam a partir das estruturas químicas das substâncias solubilizadas.
Entre 1886 e 1890, Arrhenius aperfeiçoou sua teoria, recebendo o apoio de renomados cientistas de sua época como William Ostwald, Ludwig Boltzmann e Jacobus van"t Hoff. Em 1896 foi nomeado reitor do Real Instituto de Tecnologia de Estocolmo. Apesar de seu prestígio no exterior, teve de enfrentar forte oposição na Suécia para ser nomeado, em 1901, membro da Academia Sueca de Ciências. Em 1903 obteve o Prêmio Nobel de química e em 1905 tornou-se diretor do Instituto Físico-Químico da Fundação Nobel. Faleceu em Estocolmo a 2 de outubro de 1927.
.c

Veja também: