Sucupira - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Sucupira


  Botânica
Sucupira, sicupira, supupira ou sapupira são nomes indistintamente aplicados no Brasil a diversas árvores da família das leguminosas, a maioria  utilizada para a extração de madeira. Duas espécies se destacam no grupo, ambas do gênero Bowdichia.
A sucupira-parda (B. virgilioides), também chamada de sucupira-açu, sucupira-do-campo ou cutiúba, é encontrada principalmente no Pará, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Paulo. Fornece madeira de cor parda uniforme, dura, de longa duração e resistente ao cupim, usada na feitura de móveis, portas, lambris, esquadrias em geral, tacos de soalho e compensados. A sucupira-vermelha (B. nitida), também chamada de sucupira-preta, é encontrada principalmente no Amazonas, Pará e Mato Grosso. Sua madeira castanho-escura, resistente e com fibras entrelaçadas, é usada para dormentes, esteios, postes e construção naval.
As duas espécies se caracterizam pelas folhas compostas por vários pares de folíolos oblongos. Suas flores dão em cachos e os frutos são vagens com numerosas sementes. A sucupira-vermelha torna-se muito ornamental no inverno, quando perde quase todas as folhas e cobre-se de flores azuladas.

Veja também: