Stephen Hawking - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Stephen Hawking


  Biografias

Autor de A Brief History of Time (1988; Uma breve história do tempo), livro que se tornou um surpreendente sucesso editorial, o físico britânico Stephen Hawking associou a teoria da relatividade de Einstein às leis da mecânica quântica para elaborar uma hipótese singular sobre a origem e a evolução do universo.
Stephen William Hawking nasceu em 8 de janeiro de 1942 em Oxford, Oxfordshire, no Reino Unido. No início da década de 1960, começou a manifestar os primeiros sintomas da esclerose lateral amiotrófica, doença neuromuscular degenerativa incurável que produz paralisia progressiva. Em 1962, graduou-se em matemática e física na Universidade College, em Oxford, e, quatro anos depois, doutorou-se em Trinity Hall, em Cambridge.
Seus primeiros trabalhos foram voltados para o campo da relatividade geral e, especialmente, para o estudo físico dos buracos negros, áreas do espaço que exercem uma atração gravitacional tão forte sobre os outros corpos que nem a luz consegue escapar. Em 1971, Hawking sugeriu que, após o big bang  -- grande explosão que teria dado origem ao universo --, teriam se formado numerosos objetos com mais de um bilhão de toneladas de massa, mas com o tamanho de um próton. Por sua massa e gravidade, esses objetos, chamados miniburacos negros, deveriam ser regidos pela teoria da relatividade, mas por seu ínfimo tamanho, obedeceriam obrigatoriamente também às leis da mecânica quântica.
Em 1973, Hawking escreveu The Large Scale Structure of Space-Time (1973; A macroestrutura do espaço-tempo), com George Ellis. No ano seguinte, propôs a tese segundo a qual, de acordo com a teoria quântica, os buracos negros emitiriam partículas subatômicas até esgotarem sua energia e finalmente explodirem. Seu trabalho representou um grande esforço no sentido de esboçar as propriedades dos buracos negros e para demonstrar a relação entre essas propriedades e as leis da termodinâmica clássica e da mecânica quântica.
As pesquisas de Hawking lhe valeram a indicação para membro da Sociedade Real britânica, uma das mais antigas e conceituadas instituições acadêmicas do mundo, em 1974. Três anos depois, tornou-se professor de física gravitacional da Universidade de Cambridge e, em 1979, foi nomeado professor de matemática da instituição, no lugar que havia sido ocupado por Isaac Newton. Escreveu também Superspace and Supergravity (1981; Superespaço e supergravidade).

Veja também: