Stanislao Cannizzaro - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Stanislao Cannizzaro


  Biografias

Pioneiro no desenvolvimento da teoria atômica moderna, Cannizzaro contribuiu para a formação de várias gerações de químicos italianos. Suas teses despertaram a atenção do mundo científico e foram universalmente consagradas.
Stanislao Cannizzaro nasceu em Palermo, a 13 de julho de 1826. Iniciou os estudos de química aos 19 anos em Pisa, como assistente de Rafaelle Piria, descobridor do ácido salicílico. Em 1849, após participar de uma rebelião na Sicília, foi forçado a exilar-se em Marselha, de onde partiu para Paris. Durante sua permanência na capital da França, manteve contato com químicos franceses e prosseguiu suas pesquisas científicas. Em 1851, a convite do governo piemontês, retornou à Itália para ocupar a cadeira de química do colégio de Alessandria. Lecionou nas universidades de Gênova e Palermo e, a partir de 1871, na Universidade de Roma. No mesmo ano foi eleito senador.
Por suas valiosas contribuições para o desenvolvimento da teoria atômica, a Royal Society concedeu-lhe a medalha Copley, em 1891. Cannizzaro morreu a 10 de maio de 1910, em Roma.

 

Veja também: