Somerset Maugham - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Somerset Maugham


  Biografias
Os contos e romances que fizeram a celebridade internacional do escritor britânico Somerset Maugham distinguem-se pelo estilo claro e preciso, pelo freqüente pano de fundo dos ambientes exóticos e por uma penetrante visão da natureza humana.
William Somerset Maugham nasceu em Paris em 25 de janeiro de 1874. Filho de um diplomata britânico, estudou medicina em Londres, mas o sucesso do romance Liza of Lambeth (1897), inspirado em sua prática médica, levou-o a dedicar-se exclusivamente à literatura. Seu prestígio consolidou-se com os romances Of Human Bondage (1915; Servidão humana), de recorte autobiográfico, e The Moon and Sixpence (1919; Um gosto e seis vinténs), em que o protagonista é inspirado no pintor Gauguin. Obteve também grande êxito nos palcos britânicos com comédias de salão, como The Circle (1921; O círculo), Our Betters  (1923; Nossos melhores) e The Constant Wife (1927; A esposa fiel), depois pouco representadas.
Durante a década de 1920, Maugham realizou numerosas viagens pelo mundo e em 1928 fixou residência em Cap Ferrat, no sul da França. Entre os romances posteriores, destacam-se Cakes and Ale (1930; Biscoitos e cerveja), retrato caricatural de um escritor famoso, e o ambicioso The Razor"s Edge (1944; O fio da navalha), que relata a perambulação pelo mundo de um veterano de guerra em busca de paz espiritual.
Nos contos, reunidos em Complete Short Stories (1951; Contos completos), encontram-se muitos dos melhores momentos da obra do escritor, pela vívida descrição dos cenários e a resolução precisa da trama. Muitas de suas histórias foram adaptadas para o cinema. Somerset Maugham morreu em Nice, França, em 16 de dezembro de 1965.

Veja também: