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Sólon


  Biografias

Atuante em ßreas tÒo diversas como a poesia, o comÚrcio e a guerra, foi como legislador que S¾lon desempenhou seu melhor papel. Passou para a hist¾ria como fundador da democracia e um dos sete sßbios da GrÚcia.
S¾lon nasceu em Atenas no ano 640 a.C. De famÝlia nobre empobrecida, dedicou-se na mocidade ao comÚrcio, mas ganhou notoriedade ao liderar os atenienses, em 600 a.C., na tomada da ilha de Salamina, que se encontrava sob o domÝnio de MÚgara.
Chegou ao poder num perÝodo em que Atenas era dominada por uma aristocracia hereditßria, cujos integrantes recebiam o nome de eupßtridas. Estes possuÝam as melhores terras e monopolizavam o poder, o que suscitava rivalidade entre facþ§es, com violentas lutas polÝticas. Os nÒo-eupßtridas eram privados de qualquer direito, pois o sistema de controle do poder se baseava no critÚrio de riqueza. Os pequenos proprietßrios que se tornavam devedores dos eupßtridas deviam hipotecar nÒo s¾ seus bens, mas a si pr¾prios para saldarem as dÝvidas.
Designado com poderes extraordinßrios por volta de 594 a.C., S¾lon proibiu a escravidÒo por dÝvida, aboliu a hipoteca sobre pessoas e bens e libertou os pequenos proprietßrios que se encontravam escravizados. Essas medidas de resguardo da liberdade individual ficaram impressas na hist¾ria democrßtica de Atenas. Em sua gestÒo, S¾lon implantou reformas polÝticas e regulamentou o exercÝcio do poder nas diversas categorias sociais. Criou um conselho de 400 membros, instituiu o tribunal popular e quebrou o monop¾lio dos eupßtridas sobre os cargos de alta magistratura. O povo foi dividido em quatro classes, de acordo com o montante de imposto pago, com direito de voto. A ·ltima classe, os tetas, era isenta de impostos e tinha participaþÒo, embora restrita, na assemblÚia e tribunal populares.
O programa polÝtico de S¾lon era veiculado por seus poemas, do qual restam fragmentos e citaþ§es. Seus versos, lidos como documento hist¾rico, dÒo a dimensÒo dos conflitos de interesse em que atuou como mediador. As opini§es do legislador sobre moral e religiÒo norteavam-se pelo respeito a cada homem e pela lealdade para com o estado, o interesse coletivo ao qual subordinou sua vida. Apesar de ter deixado o poder de fato nas mÒos dos ricos, os fundamentos polÝtico-jurÝdicos de que dotou a cidade permitiram o advento da democracia ap¾s a tirania dos psistrßtidas. S¾lon morreu por volta de 560 a.C.

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