Sistema Linfático - Funções - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Sistema Linfático - Funções


  Histologia

O sistema linfßtico possui a funþÒo de drenar o excesso de lÝquido intersticial (lÝquido onde as cÚlulas ficam mergulhadas e de onde elas retiram seus nutrientes e eliminam substÔncias residuais de seu metabolismo) afim de devolvÛ-lo ao sangue e assim manter o equilÝbrio dos fluidos no corpo.

Ele tambÚm transporta as vitaminas e os lipÝdeos, absorvidos durante o processo de digestÒo, atÚ o sangue, para que este, leve os nutrientes para todo o corpo.

Uma outra funþÒo do tecido linfßtico Ú a realizaþÒo de respostas imunes, ele impede que a linfa lance microorganismos na corrente sanguÝnea atravÚs da retenþÒo e destruiþÒo destes dentro de seus linfonodos.

Para entendermos o que sÒo os linfonodos, uma forma bem simples Ú pensarmos neles como filtros, uma vez que a linfa passa por vßrios deles antes de chegar Ó corrente sanguÝnea, e, como jß vimos acima, neles ficam retidos os agentes causadores de doenþas atÚ sua eliminaþÒo.

╔ importante saber que os capilares sanguÝneos e os capilares linfßticos possuem funþ§es bem diferentes, pois no caso dos primeiros, hß a entrada e saÝda de substÔncias, jß no segundo, ocorre apenas a entrada destas.

O capilar linfßtico nÒo realiza trocas, ele somente coleta o lÝquido com o que tiver nele, as trocas sÒo realizadas pelo sangue. ╔ o sangue que faz o transporte de nutrientes e remoþÒo de toxinas, ou seja, Ú pelo sangue que sÒo realizadas as trocas necessßrias ao equilÝbrio do organismo.

Em suma, o sistema linfßtico atua na manutenþÒo da sa·de de nosso organismo atravÚs da remoþÒo de agentes como: bactÚrias, fungos, vÝrus (estes penetram na corrente sanguÝnea), cÚlulas mortas, gl¾bulos vermelhos que saÝram da corrente sanguÝnea e metßstases (cÚlulas sanguÝneas que se soltam do tumor).

Veja também: