Sistema De Coleta De Lixo Subterrânea - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Sistema De Coleta De Lixo Subterrânea


  Meio Ambiente

Grande parte dos especialistas entra em convergência ao afirmar que os sistemas de lixos no futuro possuem tendência de serem todos subterrâneos. Como as operações de gestão de resíduos em todo o mundo tendem a ficar em face da nova legislação, algumas empresas estão procurando se afastar dos sistemas mais antigos de recolha e transporte de resíduos por estrada, levando a coisa toda ao subterrâneo.

Empreendedores que investem no sistema têm muito a ganhar não somente pela prática sustentável como também pelos financiamentos concedidos pelo governo, apenas para as empresas que estejam atreladas com os conceitos de sustentabilidade.

Cidades e Sistema Subterrâneo De Coleta De Lixo
As cidades estão se tornando cada vez mais conscientes dos problemas relacionados aos métodos convencionais de coleta de lixo. A tendência de incorporar sistemas de recolha de resíduos automatizados em novos projetos de desenvolvimento de habitação, é de aumento especialmente na Europa e na Ásia, onde a Coréia do Sul, Taiwan e Hong Kong estão liderando o caminho na implantação deste tipo de tecnologia.

Como Funcionam Os Sistemas De Lixo Subterrâneo?
Os usuários do sistema de coleta de lixo pneumático depositam seu lixo em entradas de resíduos, localizadas ao redor da área de atuação escolhida. Pontos de recolha são colocados ao ar livre ou dentro de casa, acessíveis 24h por dia. Há uma entrada de resíduos para cada tipo de lixo (que normalmente será dividido em resíduos mistos, resíduos orgânicos e resíduos de papel). O refugo é armazenado temporariamente através das entradas de resíduos até ao próximo ciclo de esvaziamento.

O refugo é então transportado ao longo das condutas de recipientes no posto de resíduos. Quando completo, os recipientes são enviados para o processamento adicional, por exemplo, à rede de comboios da cidade que está situada no subsolo. Sistema monitorado e controlado remotamente pelos operadores da estação de resíduos. Além disso, alguns agentes são necessários para lidar com a manutenção do sistema, quando necessário.

Quais São As Vantagens Do Sistema Subterrâneo De Coleta De Lixo?
Um dos principais benefícios ambientais é a redução das emissões de CO2 que são resultados do tráfego reduzido de veículo para fazer a coleta pela cidade. Outro ponto interessante está na facilidade da instalação, visto que metrópoles e zonas rurais podem ter os benefícios proporcionados pelo sistema subterrâneo de coleta de lixo. Arranha-céus, espaços públicos, estabelecimentos de saúde, de hotéis e complexos de escritórios podem ser subsidiados facilmente com a medida.

Sistemas de recolha de resíduos do gênero possuem economia notável. Não há caminhões de resíduos necessários para coletar recipientes das áreas residenciais, trazendo menos custos de combustível, veículos e à atmosfera. Embora o custo de investimento inicial para um sistema pneumático seja mais elevado do que o cobrado pelos métodos tradicionais, o custo de funcionamento do sistema antigo se eleva após algum período de recuperação típico estimado de 10-12 anos.

Os pontos de recolha de resíduos de sistema pneumático encorajam os utilizadores para reciclar de forma mais eficiente. As entradas de ar nunca são cheias. O fato de não existirem pilhas disformes de resíduos ou odores desagradáveis é benéfico para a limpeza e a imagem da área. De fato, as condutas são flexíveis e o sistema não fica congestionado.

Qual é o Ciclo De Vida Do Sistema Subterrâneo De Coleta De Lixo
O ciclo de vida do sistema depende de vários fatores, como a quantidade de resíduos recolhidos, o clima do ambiente operacional e condições do solo. A MARIMATIC, empresa que fornece resíduo, por produto e soluções de transporte para uma ampla gama de negócios globalmente, desenvolveu o METROTAIFUN SYSTEM. Este sistema é projetado para durar pelo menos sessenta anos (isso se aplica ao gasoduto e entradas de resíduos).

Entradas De Resíduos
Pontos nos quais os usuários depositam sacos de lixo. Existem várias classificações para as fracções de resíduos, sendo as mais comuns as mistura de resíduos orgânicos e de papel. Como alternativa, podem ser classificados de acordo com os termos implantados pelos próprios especialistas que prestam serviços em centros de reciclagem.

Dependendo da quantidade de resíduos gerados, o intervalo de descarga pode variar entre horas e dias. Todas as entradas possuem sensores para a detecção do nível de refugo. Isto evita a eliminação excessiva do esvaziamento desnecessário de entradas de resíduos.

Entradas de resíduos geralmente encontram-se a 1,5 metros acima do nível do solo, o resto do sistema de admissão situa-se abaixo da superfície. A parte subterrânea do ponto de resíduos aumenta substancialmente o volume de armazenamento do dispositivo de admissão, sem ocupar espaço desnecessário acima do solo. Vale ressaltar que a região subterrânea também serve como sala técnica, abrigando vários sensores e válvulas de descarga.

OLEODUTO e Estação De Resíduos
A rede principal do oleoduto compreende tipicamente quinhentos milímetros de diâmetro com tubos de aço soldados hermeticamente. Qualquer grande desgaste do tubo é o resultado da abrasão do material transportado, em particular, os materiais rígidos e nervosos, tais como vidro ou refugo de metal.

A estação de resíduos está situada a dois quilômetros dos pontos de recolha de resíduos. Toda a rede pode ser monitorizada e controlada pelos operadores das estações de resíduos. Pelo menos um recipiente é necessário para cada tipo de lixo. Também é possível fazer a ligação da estação de resíduos para a rede ferroviária existente de transporte público.

O número de recipientes é dependente do valor das fracções dos resíduos, o volume e a frequência de esvaziamento. Para resíduos biológicos, um tanque é usado em vez de um recipiente. Contentores de lixo cheios permanecem fechados. O recipiente somente fica em contato com a atmosfera no momento de substituição por outro vazio, assegurando assim elevados níveis de higiene mantidos ao longo do sistema.


O sistema de coleta subterrânea está ficando cada vez mais popular nos países desenvolvidos, ao passo que os especialistas não ficam parados e desenvolvem formas para tornar o método com maior nível de eficiência. O Brasil ainda está atrasado na implantação dentro deste âmbito de discussão. De fato, ainda existe uma longa caminhada para que a infraestrutura brasileira esteja de acordo com a demanda exigida pelos conceitos de países sustentáveis.


Veja também: