Sir William Crookes - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Sir William Crookes


  Biografias
Crookes notabilizou-se pela descoberta do tálio e pelo estudo dos raios catódicos, fundamentais para o desenvolvimento da física atômica.
Sir William Crookes nasceu em Londres, Inglaterra, em 17 de junho de 1832. Iniciou seus estudos de química no Royal College of Chemistry. Em 1854, foi nomeado assistente do observatório de Radcliffe e no ano seguinte assumiu a cadeira de química em Chester. Em Londres, fundou o Chemical News, do qual foi diretor até 1906.
Em 1861, ao proceder à análise espectral de resíduos de minerais do Harz, Crookes descobriu um novo elemento, que denominou tálio. Isolou-o e determinou suas propriedades físicas e químicas. Em decorrência, inventou o radiômetro, com o qual mediu a intensidade das radiações de vários elementos. Crookes descobriu também que os raios catódicos têm a propriedade de excitar a fluorescência de pedras preciosas e aquecer metais.
Com a descoberta da radioatividade, Crookes voltou-se para os novos campos da física. Em 1895 revelou a presença do hélio no gás extraído de um fragmento de urânio. Para melhor identificar o espectro do hélio, inventou o espinteriscópio. Faleceu em 4 de abril de 1919, em Londres.

Veja também: