Sir Edward Coke - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Sir Edward Coke


  Biografias

A defesa que Coke fez do princípio da supremacia da lei comum diante das prerrogativas do rei ajudou a frear o poder da realeza na Inglaterra no início do século XVII e teve profundas conseqüências no desenvolvimento da legislação e da constituição britânicas.
Sir Edward Coke nasceu em Mileham, Norfolk, em 1o de fevereiro de 1552. Estudou no Trinity College, em Cambridge. Em 1589, como representante de Aldeburgh, iniciou a carreira parlamentar e quatro anos mais tarde foi eleito presidente da Câmara dos Comuns. Nomeado procurador-geral em 1594, conduziu com extrema dureza as acusações contra os condes de Essex e Southampton, Sir Walter Raleigh e os membros da Conspiração da Pólvora, em 1605.
Como presidente do tribunal civil, notabilizou-se pela firmeza na defesa do judiciário e a absoluta incorruptibilidade. Suas desavenças e atritos com o poder real levaram James I a nomeá-lo, em 1613, presidente do Tribunal Superior de Justiça, na suposição de que, no novo cargo, Coke se mostrasse mais dócil. Sua firmeza lhe custou, em 1621, nove meses de prisão na torre de Londres. Escreveu, entre outros trabalhos, Institutes of the Law of England (1628-1644; Institutos do direito da Inglaterra), primeira tentativa de consolidação do direito comum. Coke morreu em 3 de setembro de 1634 em Stoke Pegos, Buckinghamshire, Inglaterra.

 

Veja também: