7 dicas para ensinar ciência para crianças - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



7 dicas para ensinar ciência para crianças


  Blog
7 dicas para ensinar ciência para crianças

É muito importante que as crianças se interessem por ciências. E é mais fácil do que você pensa. A ciência não precisa ser algo misterioso. Está  acontecendo ao nosso redor e você pode usar as coisas cotidianas para incentivar o interesse e o conhecimento de seus filhos e alunos.

A maioria dos pais acredita que não pode ajudar seus filhos com a ciência. Mas você não precisa de um diploma científico avançado para ensinar ciência a crianças pequenas. Tudo o que você precisa é uma vontade de tentar, de observar o mundo e de dedicar algum tempo para incentivar sua curiosidade natural.

Você pode ajudar tendo uma atitude positiva em relação a ciência. Então comece simplesmente fazendo perguntas ao seu filho sobre as coisas que você  vê todos os dias. Por que você acha que isso aconteceu? Como você acha que isso funciona? E então ouça a resposta deles sem julgá-los. Ouvir sem julgar melhorara  sua confiança e ajuda  você a determinar exatamente o que seu filho sabe ou não.

Você pode transformar as atividades diárias em projetos científicos. Por exemplo, não apenas comente o quão brilhante a lua é a noite. Faça perguntas sobre por que está  mais brilhante hoje a noite, por que ela muda de forma etc. Você pode observar as fases da lua ao longo de um mês e transformar essa atividade em um projeto científico, sem sequer mencionar as palavras "projeto científico". Para uma criança que gosta de cozinhar, observe como o leite coalha quando você adiciona vinagre ou como o açúcar derrete em calda. Tente assar um bolo e perguntar por que o bolo aumenta? O que acontece se você esquecer de colocar algum ingrediente? Ideia instantânea do projeto científico, sem intimidar você ou seu filho.

Crianças diferentes têm interesses diferentes e precisam de diferentes tipos de projetos científicos. Uma coleção de rochas pode interessar sua filha mais nova, mas seu filho mais velho pode precisar de algo mais envolvente. Felizmente, não é difícil encontrar muitos projetos divertidos. Conhecer seu filho é a melhor maneira de encontrar atividades de aprendizado agradáveis. Aqui estão mais algumas dicas:

- Escolha atividades com o nível certo de dificuldade - nem muito fácil, nem muito difícil. Se você não tiver certeza, escolha algo mais fácil, pois não deseja desencorajar uma criança, tornando a ciência frustrante. Você sempre pode fazer o projeto mais difícil posteriormente.

- Leia as idades sugeridas em todos os projetos, livros ou etiquetas de brinquedos, mas verifique se a atividade ‚ apropriada para seu filho, independentemente da idade. O interesse e as habilidades do seu filho são únicos. Se uma criança estiver interessada em um tópico, ela poder  realizar atividades normalmente realizadas por crianças mais velhas, enquanto uma criança que não estiver interessada poder  precisar de algo mais fácil, direcionado para idades mais jovens.

- Considere como o tipo de projeto corresponde a personalidade e ao estilo de aprendizagem de seu filho. O projeto deve ser feito sozinho ou em grupo? Exigir  ajuda ou supervisão de adultos?

- Escolha as atividades correspondentes ao seu ambiente. Uma cidade cheia de luzes brilhantes a noite pode não é o melhor lugar para estudar as estrelas. Mas durante as férias em uma área remota, você pode despertar interesse em astronomia.

- Deixe seu filho ajudar a escolher o projeto ou atividade. É fácil perguntar. Em vez de sobrecarregá-los, sugira 2 ou 3 possibilidades. Quando uma criança escolhe algo em que está interessada, ela se diverte e aprende mais com ela.

Continue, experimente e veja por si mesmo como é fácil despertar o interesse de uma criança.



Veja também:




Copyright © 1999 - 2022 - Development by Dolci Tecnologia. Todos os direitos reservados