Serra [RELEVO] - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Serra [RELEVO]


  Geografia Fisica

Vocábulo utilizado na península ibérica, tanto pelos portugueses como pelos espanhóis (que adotam a forma sierra), o termo serra foi transplantado pelos primeiros colonizadores e acabou por difundir-se no Brasil, onde muitas vezes aparece enraizado nas próprias denominações locais, como Serra Grande, Serra Geral, Serra Fina etc.
Serra é uma saliência topográfica linear, usualmente em forma de crista única e com duas vertentes opostas, embora possa ser complicada pelo entalhamento fluvial. O termo muitas vezes é aplicado às vertentes íngremes das bordas de planaltos, como ocorre com freqüência no território brasileiro.
Em sentido puramente descritivo e na linguagem do povo, a serra aparece entre outros termos utilizados para definir o relevo, ocupando lugar especial dentro de uma escala de valores. Supera em extensão e em altura o outeiro, a colina e o morro; mas não se confunde com o maciço, a cadeia de montanhas, o sistema montanhoso e a cordilheira, conjuntos maiores, dos quais é simples parte integrante.
Para aproveitar o vocábulo, cuja difusão é imensa, os geógrafos brasileiros tendem a reservá-lo para as elevações escarpadas e acidentadas das áreas cristalinas, como é o caso das serras de Paranapiacaba, do Mar, das Araras, da Mantiqueira e do Espinhaço. A última, também conhecida como serra Geral de Minas, constitui uma das poucas serras existentes no país, tomada a palavra em seu sentido original. Os demais exemplos representam as chamadas meias-montanhas, pois seu aspecto serrano só é encontrado na parte correspondente às escarpas de falha, constituindo a vertente oposta uma série de planaltos ondulados. Apesar disso, a denominação popular costuma ser respeitada em outros tipos de relevo, como nas escarpas ou frentes de cuestas (serras Geral, de Botucatu, da Boa Esperança, de Maracaju) e em relação a certas chapadas de natureza sedimentar.


Veja também: