Serra do Madre - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Serra do Madre


  Geografia Fisica
A espinha dorsal do México e da América Central é formada pelas várias seções da serra Madre, sistema geologicamente vinculado às montanhas do oeste da América do Norte e da América do Sul.
Mais alta e importante cadeia de montanhas do México, a serra Madre recebe nomes diferentes em cada uma de suas quatro seções principais. Penetra no território mexicano a sudeste, procedente da Guatemala, com o nome de serra Madre Centro-Americana. Em seguida, estreita-se bruscamente e diminui de altitude no istmo de Tehuantepec. Sempre acompanhando o litoral do Pacífico, novamente se alarga e recebe o nome de serra Madre do Sul. Na seção final, duas cadeias distintas -- serra Madre Oriental e Ocidental -- contornam o planalto mexicano no rumo norte e, já nos Estados Unidos, acabam por confundir-se com as montanhas Rochosas.
Na serra Madre abundam as cordilheiras de dobramento, com numerosos vulcões. A formação geológica se manifesta nos movimentos sísmicos freqüentes. A região apresenta clima temperado e neves eternas nas grandes altitudes. A serra Madre Ocidental, principal sistema montanhoso do México, estende-se ao longo de 1.250km na costa noroeste, paralela ao golfo da Califórnia. A altitude varia entre 1.500m no norte e mais de no extremo sul. A serra Madre Oriental, formada de calcários e outras rochas sedimentares, é a mais antiga serra mexicana. Com altitude média de 2.200m, acompanha por 1.300km o litoral do golfo do México. O ponto culminante é o Peña Nevada, com 4.054m.
Dispostas em linha paralela à costa mexicana do Pacífico, onde se destaca a cidade de Acapulco, as montanhas da serra Madre do Sul atingem mais de 3.800m. A serra Madre Centro-Americana se estende no rumo sudeste desde o noroeste da Guatemala até o norte da Colômbia, atravessa El Salvador, o sul de Honduras, Nicarágua, Costa Rica e Panamá. O vulcão Tajumulco (4.220m), na Guatemala, é seu ponto culminante.

Veja também: